Uma das questões mais atuais e importantes relacionadas com a saúde é o Stress. As exigências atuais em termos laborais, as responsabilidades que são colocadas em nós, a competição, o desemprego e muitos outros acontecimentos, tornam-nos vulneráveis a sentir Stress.
O Stress é a resposta do organismo a determinados estímulos físicos e emocionais, como os conflitos interpessoais ou acontecimentos significativos, como o desemprego, divórcio, gravidez, muito trabalho, etc. Perante uma situação “stressante”, o corpo reage, produzindo certas hormonas, alterando a tensão arterial e o ritmo cardíaco.
Ainda que o Stress seja útil, até certo ponto, porque torna o organismo mais atento e pronto aos desafios do meio ambiente (Ex: Um atleta que se prepara para iniciar a corrida), acima de certos níveis o indivíduo torna-se incapaz de se adaptar aos acontecimentos, para além da excitação excessiva do sistema nervoso.
Cada um de nós pode escolher formas saudáveis e positivas para lidar com o Stress; o exercício físico e o estabelecimento de laços sociais, fazer parte de grupos de convívio, sair com os amigos, acompanhar crianças e idosos, servem como um bom “amortecedor” ao stress. Ter passatempos que nos dão prazer e o uso do humor no dia-a-dia é positivo.
Importante também será a aprendizagem de técnicas de relaxamento, que levam à diminuição da tensão arterial e a outras alterações fisiológicas benéficas. O relaxamento muscular progressivo, aprender a respiração abdominal de forma lenta e pausada, a visualização criativa em que imaginamos cenas agradáveis (estar na praia, montanha, campo), aumentam a sensação de calma.
Aprender técnicas de Gestão do Tempo, em casos de grandes quantidades de trabalho, é fundamental para ter e manter o equilíbrio e estar calmo.
Sintomas físicos, emocionais e comportamentais mais comuns
Músculos contraídos, cefaleias, cansaço, sonolência, enjoos e diarreias – Sintomas físicos.
Agitação, dificuldades em cumprir responsabilidades, adiar tarefas, pensamentos ansiosos, preocupação constante, dificuldades de memória e indecisão – Sintomas comportamentais.
Manifestações de choro e facilidade em chorar, irritabilidade, nervosismo, tristeza constante e depressão – Sintomas emocionais.