A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem terapêutica derivada da psicologia cognitiva e comportamental. Resulta de longa e forte evidência científica estabelecida para o tratamento de inúmeras patologias de foro psiquiátrico e mental.
A TCC assume que o modo como nos comportamos assenta no conhecimento prévio que adquirimos, estruturado sobre forma de “esquemas mentais”, isto é, os pensamentos, crenças, valores e atitudes que condicionam e predizem determinado comportamento.
Se ocorrer um ou vários acontecimentos dolorosos, estes constituem-se como aprendizagens às quais damos determinado significado. Se tivermos um esquema mental negativo acerca desse acontecimento, mais forte e intensa será a dor provocada e mais incapaz se sente o indivíduo em ultrapassar a situação. Em síntese, não são as circunstâncias do acontecimento que medeiam o sofrimento, mas antes, é o modo como o paciente percebe a situação que determina o seu sentimento de autoeficácia para ultrapassar esse desafio e a dor associada.
O conhecimento atual mostra-nos que, na maioria das problemáticas de saúde mental, há ganhos significativos com a mudança dos padrões de pensamento, reforçados com alterações comportamentais coerentes, positivas e capacitantes. Esta combinação possibilita não só mudar o modo com o paciente encara a dificuldade, mas sobretudo devolve-lhe autonomia para enfrentar a adversidade, reduzindo o seu mal-estar.
Consulta do psicodesenvolvimento da criança e adolescente
Consulta do cuidador
Consulta de desabituação tabágica
Consulta da ansiedade e depressão
Consulta do burnout
Consulta de apoio na oncologia
Outras Psicoterapias