Massoterapia Clínica é a arte mais antiga de tratamento com a utilização das mãos, sendo um método não invasivo e totalmente natural. A palavra Massoterapia é composta por um radical latino, Masso, que significa massagem e deriva do latim massa. O termo terapia vem do grego therapia, que significa tratamento. Portanto, Massoterapia é o tratamento realizado através da massagem.

Na conceção da clínica NirvanaMED, a Massoterapia  Clínica, é a integração da anatomia humana com a técnica da massagem, que resulta na manipulação científica de tecidos moles para promover a restauração e/ou reeducação das funções normais e saudáveis do organismo.

 

Qual a função e o diferencial?

A terapia de Massagem científica é indicada para tratamentos dos mais variados tipos de dor física ou emocional, provenientes de estruturas miofasciais compreendendo ligamentos, tendões, músculos e fáscias, persistentes ao encurtamento, deslocamento e/ou restrições que provocaram o processo de disfunção. Tais processos podem ocorrer de maneira silenciosa através de posturas incorretas e viciadas, problemas mecânicos e também após determinadas patologias Psicofisioemocionais. Após tais patologias instalarem-se no organismo de maneira indevida, o indivíduo começa a sofrer a perda da saúde de forma lenta, experimentando um estado não saudável, e a função básica da massagem científica é resgatar o organismo para um estado saudável, expressando novamente a vitalidade física e emocional.

A Massoterapia Clínica da NirvanaMED está fundamentada em três princípios de técnicas, uma metodologia com recursos naturais e uma filosofia própria da empresa. Sendo eles:

As técnicas:

  1. Tratamento por massagem – São técnicas de avaliação e orientação de saúde utilizando princípios de massagem clássica, tradicional Chinesa e moderna;
  2. Trabalho corporal (Bodywork)  São métodos e técnicas de correção postural, alinhamento corporal com ênfase psicoemocional e miofascial;
  3. Terapia física corporal – São intervenções com movimentos corporais terapêuticos que proporcionam auxílio no tratamento integral do ser humano.

Os recursos naturais:

  • São empregados óleos essenciais, aparelhos ou objetos para auxílio na terapêutica, não elétricos.

A Filosofia Naturopata:

  • Utilizamos os axiomas do vitalismo e a prática do natural pelo natural, onde acreditamos que “Tudo interfere no todo”, portanto, problemas ocasionados e lesões em tecidos moles, podem afetar partes estruturais distantes do local de origem da lesão. Assim como, problemas de causa emocional podem também iniciar problemas estruturais.

A síntese corpo, mente e alma, são considerados elos entrelaçados como parte do processo saúde-doença.

 

Onde deve ser utilizada a massagem clínica?

A Massoterapia Clínica pode ser administrada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, escolas, clubes, residências, hospitais, empresas, centros especializados de pesquisas, e serviços públicos ou privados de saúde.

 

Como funciona?

A aplicação da Massoterapia Clínica ocorre da seguinte maneira:

  1. Inicialmente é proposta uma avaliação integral do paciente/cliente (anamnese);
  2. Após a avaliação, o profissional utilizará técnicas manuais, naturais e do movimento para corrigir possíveis problemas de ordem postural, mecânico, funcional e/ou bioenergético;
  3. Havendo a necessidade, nossos profissionais poderão lançar mão de ferramentas das Terapias Integrativa: Ventosas, Aromaterapia, Termoterapia, etc.

Após as etapas acima mencionadas, o paciente/cliente deverá seguir nossas orientações de manutenção e Home Care.

 

A busca de correção e reeducação do corpo deve ocorrer para resgatar o estado saudável que
o organismo humano perde com o fator disfuncional que se instalou ao longo do tempo
e, para tal, contamos com o trabalho do Massoterapeuta Clínico Ailzo Carmo.