Acupuntura

ACUPUNTURA

A acupuntura é uma terapia de conhecimento milenar, originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover o reestabelecimento da saúde. Estas agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas do corpo humano são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais tais como alergias, sinusite, asma, enxaqueca, artrite, etc., além de melhorar o sistema imunitário.

Com a inserção das agulhas de Acupuntura no corpo humano, estimulamos as terminações nervosas existentes na pele e em outros tecidos, enviando desta forma mensagens ao cérebro, o que causa diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo. Existem diversas comprovações científicas de que a acupuntura funciona podendo desta forma ser utilizada de maneira a complementar o tratamento clínico orientado pelo médico.

A partir de 1970, tiveram início diversos estudos científicos no sentido de comprovar a eficácia da acupuntura. Em 1979, a Organização Mundial de Saúde (OMS) editou uma lista com 41 doenças que apresentaram excelentes resultados com o tratamento de acupuntura.

Após vinte e cinco anos de pesquisas em renomadas instituições do mundo, a OMS publicou o documento Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials, no qual expõe os resultados destas pesquisas. Neste documento foi analisada a eficácia da acupuntura – assim como das técnicas de moxabustão, ventosa, sangria, eletro-acupuntura, laser-acupuntura, magneto-acupuntura, massagem shiatsu / tuina e acupressura (pressão digital nos pontos) – em comparação com o tratamento convencional para 147 doenças, sintomas e condições de saúde.

O resultado de eficácia da acupuntura já foi devidamente verificado pela medicina científica. Constam as afeções físicas, os distúrbios orgânicos, as desordens mentais e psicossomáticas, as condições específicas dos homens, mulheres e crianças, e os problemas oriundos do tratamento de cancro, cirurgias e dependência química.

Auriculoterapia

Acupuntura auricular

A acupuntura auricular, também conhecida como auriculoterapia, pode ser usada para tratar dores, doenças físicas ou emocionais e pode ser realizada com ou sem agulhas, pois existem outros recursos complementares que podem ser combinados a esta técnica. Este procedimento ou técnica é feita nas orelhas, e quando não são utilizadas agulhas, podem ser usadas sementes de mostarda ou outras pequenas esferas que são colocadas em determinados pontos da orelha, onde utilizamos os pontos reflexos para tratar as doenças e reequilibrar o organismo humano.

Marque a sua consulta de avaliação com o terapeuta Ailzo Carmo.