Geral

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) está fundamentada numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica. Trata-se de um conjunto de práticas, que possuem como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do corpo humano e sua interação com o ambiente, no qual está inserido, segundo os ciclos da natureza, procurando aplicar esta abordagem tanto no tratamento das doenças, quanto à manutenção da saúde através de variados métodos provenientes da cultura oriental.

Atualmente são oito os principais métodos de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa:

Fitoterapia chinesa (fármacos naturais – herbologia, etc.);

Acupuntura;

Tuina ou Tui Ná (massagem e osteopatia chinesa);

Dietoterapia (terapia alimentar chinesa);

Auriculoterapia (tratamento pela orelha);

Moxabustão;

Ventosaterapia.

Práticas físicas (exercícios integrados de respiração e circulação de energia, e meditação como: Chi Kung, o Tai Chi Chuan e algumas artes marciais) consideradas métodos profiláticos para a manutenção da saúde ou formas de intervenção para recuperá-la.

diagnóstico na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma herança deixada pelos antigos médicos chineses, que através dos tempos foram melhorando a anamnése, ultrapassando algumas dificuldades e legando o seu saber às gerações vindouras. O diagnóstico da Medicina Chinesa, embora aparentemente simples, é muito eficaz – as observações a serem feitas incluem observar, ouvir, cheirar, perguntar e tocar, destacam-se no diagnóstico a observação da pele, dos tecidos moles, da língua e o exame do pulso, prática esta que demoram alguns anos a ser completamente dominado pelo especialista em MTC, mas que fornecem informações preciosas e exatas sobre a condição de saúde do paciente.

A Medicina Chinesa, onde se torna válido ressaltar que é pouco explorada no Ocidente, salvo o aspeto muito limitado da Acupuntura, merece um lugar muito particular dentro do leque amplo e diverso das medicinas alternativas e complementares. Vejamos o porquê: É a única medicina que tem uma existência contínua, quanto aos seus fundamentos, desde há mais de 2000 anos que é praticada no oriente, sendo reconhecida pelo estado Chinês em igualdade com a prática da Medicina Moderna. É reconhecida pela OMS da ONU, características que não reparte com nenhum outro sistema médico ao permitir-se estar dentro das conceções filosóficas e energéticas que lhe deram sustentação através dos tempos, e integrar os métodos de validação da ciência Moderna.

Marque a sua consulta de avaliação com o Dr. Jorge Magalhães Rodrigues

Acupuntura

ACUPUNTURA

A acupuntura é uma terapia de conhecimento milenar, originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover o reestabelecimento da saúde. Estas agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas do corpo humano são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais tais como alergias, sinusite, asma, enxaqueca, artrite, etc., além de melhorar o sistema imunitário.

Com a inserção das agulhas de Acupuntura no corpo humano, estimulamos as terminações nervosas existentes na pele e em outros tecidos, enviando desta forma mensagens ao cérebro, o que causa diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo. Existem diversas comprovações científicas de que a acupuntura funciona podendo desta forma ser utilizada de maneira a complementar o tratamento clínico orientado pelo médico.

A partir de 1970, tiveram início diversos estudos científicos no sentido de comprovar a eficácia da acupuntura. Em 1979, a Organização Mundial de Saúde (OMS) editou uma lista com 41 doenças que apresentaram excelentes resultados com o tratamento de acupuntura.

Após vinte e cinco anos de pesquisas em renomadas instituições do mundo, a OMS publicou o documento Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials, no qual expõe os resultados destas pesquisas. Neste documento foi analisada a eficácia da acupuntura – assim como das técnicas de moxabustão, ventosa, sangria, eletro-acupuntura, laser-acupuntura, magneto-acupuntura, massagem shiatsu / tuina e acupressura (pressão digital nos pontos) – em comparação com o tratamento convencional para 147 doenças, sintomas e condições de saúde.

O resultado de eficácia da acupuntura já foi devidamente verificado pela medicina científica. Constam as afeções físicas, os distúrbios orgânicos, as desordens mentais e psicossomáticas, as condições específicas dos homens, mulheres e crianças, e os problemas oriundos do tratamento de cancro, cirurgias e dependência química.

Marque a sua consulta de avaliação com o Dr. Jorge Magalhães Rodrigues.

Auriculoterapia

Acupuntura auricular

A acupuntura auricular, também conhecida como auriculoterapia, pode ser usada para tratar dores, doenças físicas ou emocionais e pode ser realizada com ou sem agulhas, pois existem outros recursos complementares que podem ser combinados a esta técnica. Este procedimento ou técnica é feita nas orelhas, e quando não são utilizadas agulhas, podem ser usadas sementes de mostarda ou outras pequenas esferas que são colocadas em determinados pontos da orelha, onde utilizamos os pontos reflexos para tratar as doenças e reequilibrar o organismo humano.

Marque a sua consulta de avaliação com o Dr. Jorge Magalhães Rodrigues.

Ventosaterapia

A ventosaterapia é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa bastante versátil. Consiste no uso de copos de vidro, borracha ou plástico para criar sucção na zona alvo.
Essa sucção mobiliza o sangue e a energia para o local, desobstruindo os canais energéticos. É uma técnica útil na recuperação de lesões musculares, para libertar a tensão causada pelo stress, e como forma de desintoxicação.

Marque a sua consulta de avaliação com o Dr. Jorge Magalhães Rodrigues

Moxibustão

Técnica muito usada como complemento da acupuntura, a moxibustão é a aplicação de calor através de ervas especificas (artemísia), em determinados pontos conforme a patologia.
É útil como auxiliar no tratamento de doenças causadas pelo frio e humidade, aumentando a circulação sanguínea e os níveis de energia no corpo.

Marque a sua consulta de avaliação com o Dr. Jorge Magalhães Rodrigues

Fitoterapia e Dietoterapia

Técnicas distintas, mas aplicadas segundo os mesmos princípios, tanto a fitoterapia como a dietoterapia consistem na prescrição de ervas e de alimentos potenciadores da cura.

A fitoterapia, baseada na combinação de ervas e plantas, age como um medicamento natural, normalmente prescrito como tratamento a par da acupuntura.

A dietoterapia, passa pela seleção de alimentos que potenciarão a cura de uma desarmonia, agindo sobretudo como ajuste da saúde a longo prazo.

Marque a sua consulta de avaliação com o Dr. Jorge Magalhães Rodrigues

Chikung

O Chikung são técnicas tradicionais focadas em movimentos corporais, técnicas meditativas, e exercícios respiratórios que produzem um equilíbrio bioenergético no praticante; técnicas estas desenhadas e criadas para combater doenças e desarmonias físicas e mentais.

Cientificamente, definimos o Chi kung como uma técnica tradicional de biofeedback vegetativo, significando que a sua prática vai permitir uma reprogramação positiva de sistemas e processos biológicos que, ao serem automatizados, produzirão efeitos benéficos e sustentados. Esta prática envolve também a aplicação daquilo que hoje em dia se dá o nome de mindfulness e, pode ser considerada uma terapia cognitivo-comportamental de terceira geração.

Os benefícios não só passam pela componente mental, combatendo o stress nas suas variadas formas tal como a ansiedade, depressão e distúrbios de sono, mas tem também variados benefícios a nível físico, como o fortalecimento dos músculos e tendões, melhoria do equilíbrio, flexibilidade e coordenação.

Terapêutico:

O modelo terapêutico de Chi Kung propõe uma prática energética geral, mitigando o desenvolvimento de diversas patologias e contribuindo para o tratamento integrativo e complementar com outras terapias.

Normalmente, esta vertente é desenvolvida em turma.

Saiba mais sobre as aulas