A gaguez é uma perturbação da fluência que afeta pessoas independentemente da raça, de níveis socioeconómicos, culturais ou de graus de escolaridade.
As ciências médicas que estudam a gaguez (medicina, psicologia e terapia da fala principalmente) definem este fenómeno como uma alteração do ritmo linguístico.
Se esta problemática for detetada atempadamente é possível reverter a situação através de várias estratégias de intervenção focadas na fala e nas atitudes pessoais ligadas ao medo e à tensão psíquica e muscular.
No que diz respeito à incidência, a gaguez está presente maioritariamente no sexo masculino e, geralmente, manifesta-se antes dos 8/9anos de idade.
Algumas características que os gagos podem apresentar são:
- Repetição ao nível do som, sílaba ou sintagma;
- Alongamento de sons;
- Bloqueios;
- Pausas silenciosas;
- Mudanças súbitas na tonalidade e na intensidade da voz;
- Falha do ritmo de fala;
- Distorções faciais e corporais;
- Conflito entre falar e não falar;
- Sentimentos de frustração e vergonha;
- Ansiedade em situações de fala.
Tendo em conta a frequência, a duração, a tensão e a fragmentação, a gaguez apresenta três graus de severidade: ligeiro, moderado e severo.
Estudos mais recentes revelam que a gaguez pode ser categorizada em três tipos: idiopática ou de desenvolvimento (por exemplo, durante a aquisição da linguagem na infância); neurogénica ou adquirida (por exemplo, devido a lesão cerebral); ou psicogénica (por exemplo, devido a um acontecimento traumático).
É importante ter em conta que cada caso é um caso e, consequentemente, cada um apresenta as suas características específicas e estas podem modificar-se ao longo da vida, em determinadas situações ou perante determinados interlocutores.
Desta forma, na Clínica NirvanaMED, dispomos de vários profissionais dispostos a trabalhar em equipa e a ajudá-lo a melhorar não só as suas capacidades comunicacionais como também os seus sentimentos de frustração, tensão e ansiedade associados à problemática da gaguez.