Informação Geral

gaguezA gaguez é uma perturbação da fluência que afeta pessoas independentemente da raça, de níveis socioeconómicos, culturais ou de graus de escolaridade.

As ciências médicas que estudam a gaguez (medicina, psicologia e terapia da fala principalmente) definem este fenómeno como uma alteração do ritmo linguístico.

Se esta problemática for detetada atempadamente é possível reverter a situação através de várias estratégias de intervenção focadas na fala e nas atitudes pessoais ligadas ao medo e à tensão psíquica e muscular.

No que diz respeito à incidência, a gaguez está presente maioritariamente no sexo masculino e, geralmente, manifesta-se antes dos 8/9anos de idade.

Algumas características que os gagos podem apresentar são:

  • Repetição ao nível do som, sílaba ou sintagma;
  • Alongamento de sons;
  • Bloqueios;
  • Pausas silenciosas;
  • Mudanças súbitas na tonalidade e na intensidade da voz;
  • Falha do ritmo de fala;
  • Distorções faciais e corporais;
  • Conflito entre falar e não falar;
  • Sentimentos de frustração e vergonha;
  • Ansiedade em situações de fala.

Tendo em conta a frequência, a duração, a tensão e a fragmentação, a gaguez apresenta três graus de severidade: ligeiro, moderado e severo.

Estudos mais recentes revelam que a gaguez pode ser categorizada em três tipos: idiopática ou de desenvolvimento (por exemplo, durante a aquisição da linguagem na infância); neurogénica ou adquirida (por exemplo, devido a lesão cerebral); ou psicogénica (por exemplo, devido a um acontecimento traumático).

É importante ter em conta que cada caso é um caso e, consequentemente, cada um apresenta as suas características específicas e estas podem modificar-se ao longo da vida, em determinadas situações ou perante determinados interlocutores.

Desta forma, na Clínica NirvanaMED, dispomos de vários profissionais dispostos a trabalhar em equipa e a ajudá-lo a melhorar não só as suas capacidades comunicacionais como também os seus sentimentos de frustração, tensão e ansiedade associados à problemática da gaguez.

Serviços Clínicos e Terapias
Marque consulta ou solicite informações

Testemunhos

O que dizem os nossos pacientes

“Desde pequena que sofria bastante com ansiedade. Tomei muita medicação, mas nunca conseguia deixar de ficar ansiosa. Estou a ser acompanhada na clínica há poucos meses e, finalmente, encontrei a ajuda que tanto precisava. Já consigo sair à rua sem tantos medos.”

M., 45 anos, Porto

“Perdi uma pessoa muito querida há pouco tempo e foi muito difícil aceitar esta perda. Procurei apoio na NirvanaMED e sinto-me muito melhor. Deixei a medicação para dormir e aceitei o que me aconteceu como uma oportunidade para evoluir. Foi uma nova aprendizagem.”

J., 37 anos, Gaia

“A minha filha sempre teve muitas dificuldades na escola. Ultimamente sentia-a muito triste e desanimada. Recusava ir à escola, chorava e ficava doente. Viemos à clínica e em três sessões já sinto a minha filha com uma atitude diferente. Obrigado por tudo.”

T., 41 anos, Gaia

“Tenho sofrido muito nos últimos anos. Primeiro perdi os meus pais, depois o meu marido e agora andava com muitas dores e pouco saía de casa. Uma amiga falou-me da clínica e estou em tratamento há poucos meses, mas já não me reconheço. As minhas amigas dizem que estou muito melhor e eu sinto-me com mais energia e força de viver. Quero agradecer a todos pelo apoio que me deram”.

F., 66 anos, Arcozelo.

“Terminei na semana passada as consultas para controlar os ataques de pânico que tinha há 1 ano. Fiz hipnose clínica e Reiki e gostei bastante.”

L., 24 anos, Porto

“Não tenho palavras para agradecer toda a dedicação da equipa. Foram sempre muito competentes. Recomendo.”

M., 59 anos, Gaia

“Não é habitual encontrar alguém tão dedicado. O meu filho tem sido acompanhado e vejo as melhorias desde o início das consultas. Além disso, há contactos com a escola e professores e dão-nos todas as informações que precisamos.”

P., 44 anos, Avintes.

Marque uma consulta


por telefone: 224901908
por telemóvel: 935330914
por e-mail: atendimento@nirvanamed.pt



Agende uma consulta com um dos nossos terapeutas.
Estaremos disponíveis para falar consigo.
Dias da Semana 10:00 – 20:00
Sábados 10:00 – 18:00

Outras Problemáticas