Se os relacionamentos interpessoais são uma pedra basilar no modo como nos organizamos perante a vida, também o assumir de diferentes papéis ao longo do ciclo vital é algo inerente à condição humana.
A parentalidade é, porventura, dos papéis mais difíceis de desempenhar, não apenas porque os filhos não trazem manual de instruções, mas também pelas exigências que nos colocam ou pelas expetativas criadas pelos pais em torno da parentalidade.
Ainda assim, e partindo da assunção que educar é uma competência importante associada aos pais na sua relação com os filhos, entendemos que é fundamental dotar os progenitores ou educadores de estratégias que lhes permitam mediar adequadamente o relacionamento com os filhos, educando através de uma parentalidade positiva.
A parentalidade positiva parte de um conjunto de saberes empíricos daquelas que são as melhores práticas para educar e ensinar as crianças, através de modelos parentais seguros, suportativos e compreensivos.
Reconhecendo que não existem fórmulas mágicas para lidar com todas as crianças, também assumimos que podemos preparar os pais para a dura tarefa de educar e ser isso mesmo: pais. Acima de tudo, pais! Sem nunca esquecer as fronteiras da parentalidade, da necessidade em impor regras, traçar limites, ensinar e permitir a exploração autónoma, sem querer assumir o papel de amigo ou colega de escola (pois cada um tem o seu papel e a sua importância).
Do mesmo modo, existem desafios importantes que se colocam com frequência e para os quais nem sempre há facilidade em encontrar as melhores soluções:
- Divórcio e perdas;
- Conflito conjugal e parental;
- Alienação parental;
- Incapacidade em lidar com a saída dos filhos de casa dos pais;
- Gerir as expetativas face ao desempenho ou comportamento dos filhos;
Na NirvanaMED dispomos de técnicos especializados em psicopedagogia que trabalharam na criação de uma consulta específica de apoio à parentalidade, que permite a todos os pais aprender competências parentais consistentes e eficazes. De igual modo, preparámos formações para pais e educadores, que procuram responder aos anseios na arte de educar positivamente.