Informação Geral

A demência é uma perda progressiva das capacidades mentais, por exemplo, da memória, juízo crítico, raciocínio, pensamento, concentração ou aprendizagem. Esta perda leva a uma deterioração da personalidade, comportamento, funcionalidade e dos relacionamentos, em geral. Tem um caráter neuro degenerativo e irreversível.

O seu aparecimento poderá ser repentino, em caso de lesão grave adquirida, por exemplo, um traumatismo, uma doença ou através do consumo de substâncias tóxicas; contudo, na maior parte dos casos, os processos demenciais são insidiosos, vão-se tornando mais graves e debilitantes com o passar do tempo.

Apesar de ser natural que com o envelhecimento exista alguma perda de competências cognitivas, a demência não é algo que todas as pessoas experienciem à medida que a idade avança. A distinção entre uma perda cognitiva normal e uma demência está no facto esta última produzir efeitos muito significativos na vivência do doente e dos seus familiares, uma vez que existe uma incapacidade muito acentuada para reconhecer quem lhe está próximo, para memorizar as tarefas do dia a dia e acontecimentos recentes e passados, e para se reconhecer enquanto pessoa.

Uma das principais patologias demenciais é a doença de Alzheimer. As suas causas são ainda desconhecidas, embora se suspeite que existam fatores genéticos que sejam relevantes para o seu aparecimento. Nesta patologia as células cerebrais vão-se destruindo, com o passado do tempo, e com isso surgem as dificuldades cognitivas.

Os principais sintomas são:

  • Dificuldades de memória;
  • Dificuldades na noção do tempo e do espaço;
  • Incapacidade ou dificuldade em reconhecer pessoas, lugares ou objetos;
  • Verbalizações repetidas;
  • Alterações na personalidade;
  • Agressividade;
  • Comportamento social inadequado (inibido ou extrovertido e sexualizado);
  • Incapacidade para cuidar de si;
  • Alterações na linguagem;
  • Dificuldades na gestão das emoções;

Em fases iniciais da doença é difícil o diagnóstico uma vez que o doente tende a camuflar os sintomas, a menosprezar as dificuldades e a desenvolver estratégias de compensação (por exemplo, evitar contactos sociais ou determinadas tarefas).

Até ao momento, apesar dos avanços na ciência, não existe cura para a demência. Os tratamentos que existem somente atrasam a progressão da doença e minimizam os sintomas. Isto faz com que, frequentemente, o indivíduo vá perdendo as suas capacidades e fique completamente dependente do apoio de terceiros, sendo uma tarefa demasiado exigente para os cuidadores, que merecem especial cuidado afim de evitar a exaustão e depressão associadas ao ato de cuidar de alguém demenciado.

Apesar de não existir um tratamento efetivo, em fases menos graves existem medidas de apoio que devem ser consideradas, nomeadamente a implementação de estratégias comportamentais que auxiliem a pessoa a cuidar de si própria durante o maior tempo possível (utilização de relógios e calendários, álbuns de fotos e memórias, recordar com frequência a sua localização, anotar as tarefas realizadas e a realizar, usar pulseira com identificação). O ambiente deverá ser o mais previsível possível, sem mudanças repentinas que provoquem maiores dificuldades na recordação do espaço. As atividades diárias deverão ser simplificadas. O cuidador deve evitar tratar o indivíduo com demência como uma criança, bem como não repreender se a pessoa errar ou se esquecer, pois isso poderá agravar a situação. Em última instância, perante uma demência grave, será conveniente o internamento numa instituição especializada para o cuidado destes doentes.

É fundamental não descurar o apoio ao cuidador uma vez que esta é uma tarefa de enorme desgaste físico e emocional. Assim, este deverá ter preparação e a ajuda de outros familiares ou pessoas próximas. Existem associações que poderão fornecer orientação sobre a melhor forma de prestar os cuidados sem se negligenciar.

Na Clínica NirvanaMED por considerarmos que os processos demenciais são bastante debilitantes tanto para a pessoa com demência, como para o cuidador e familiares, estruturamos três consultas integradas que oferecem os melhores serviços de avaliação e intervenção nestes casos: 1) consulta de neuropsicologia; 2) consulta da demência; e 3) consulta do cuidador.

Serviços Clínicos/Terapias
Marque consulta ou solicite informações

Testemunhos

O que dizem os nossos pacientes

“Desde pequena que sofria bastante com ansiedade. Tomei muita medicação, mas nunca conseguia deixar de ficar ansiosa. Estou a ser acompanhada na clínica há poucos meses e, finalmente, encontrei a ajuda que tanto precisava. Já consigo sair à rua sem tantos medos.”

M., 45 anos, Porto

“Perdi uma pessoa muito querida há pouco tempo e foi muito difícil aceitar esta perda. Procurei apoio na NirvanaMED e sinto-me muito melhor. Deixei a medicação para dormir e aceitei o que me aconteceu como uma oportunidade para evoluir. Foi uma nova aprendizagem.”

J., 37 anos, Gaia

“A minha filha sempre teve muitas dificuldades na escola. Ultimamente sentia-a muito triste e desanimada. Recusava ir à escola, chorava e ficava doente. Viemos à clínica e em três sessões já sinto a minha filha com uma atitude diferente. Obrigado por tudo.”

T., 41 anos, Gaia

“Tenho sofrido muito nos últimos anos. Primeiro perdi os meus pais, depois o meu marido e agora andava com muitas dores e pouco saía de casa. Uma amiga falou-me da clínica e estou em tratamento há poucos meses, mas já não me reconheço. As minhas amigas dizem que estou muito melhor e eu sinto-me com mais energia e força de viver. Quero agradecer a todos pelo apoio que me deram”.

F., 66 anos, Arcozelo.

“Terminei na semana passada as consultas para controlar os ataques de pânico que tinha há 1 ano. Fiz hipnose clínica e Reiki e gostei bastante.”

L., 24 anos, Porto

“Não tenho palavras para agradecer toda a dedicação da equipa. Foram sempre muito competentes. Recomendo.”

M., 59 anos, Gaia

“Não é habitual encontrar alguém tão dedicado. O meu filho tem sido acompanhado e vejo as melhorias desde o início das consultas. Além disso, há contactos com a escola e professores e dão-nos todas as informações que precisamos.”

P., 44 anos, Avintes.

Marque uma consulta


por telefone: 224901908
por telemóvel: 935330914
por e-mail: atendimento@nirvanamed.pt



Agende uma consulta com um dos nossos terapeutas.
Estaremos disponíveis para falar consigo.
Dias da Semana 10:00 – 20:00
Sábados 10:00 – 18:00

Outras Problemáticas