Informação Geral

A consultoria psicopedagógica assegura apoio, aconselhamento e orientação nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento psicológico a educadores, em geral (pais, professores, educadores de infância, …).

Entendemos que as exigências atuais obrigam todos os que educam a uma atualização permanente das suas competências para ensinar, promover ou gerir processos educativos mais positivos e adequados.

No contexto escolar a introdução de novas ferramentas pedagógicas torna-se fundamental para assegurar que os planos de desenvolvimento de práticas educativas sejam inclusivos, efetivos, diferenciadores, inovadores e específicos às necessidades do contexto e das crianças.

A consultoria psicopedagógica da Clínica NirvanaMED perspetiva a educação como um complexo sistema onde interagem aspetos múltiplos que não afetam somente o rendimento académico, mas também, condicionam o desenvolvimento psicológico e emocional da criança. Aliás, o nosso modelo de consultoria na premissa de que uma criança motivada, que se sente integrada, apoiada e compreendida, aprende melhor e obtém melhor rendimento. De igual forma, consideramos que educadores que dominam estratégias eficazes para a promoção e prevenção de problemas se sentem mais aptos, confiantes e capacitados a construir o seu plano de trabalho, melhorando a sua autoeficácia.

Conforme o objetivo do cliente (quer seja um professor ou a direção de uma escola, por exemplo), é realizada uma análise de necessidades, delineado um plano de intervenção (que pode passar por ações de formação, supervisão ou consultoria caso a caso), promovida avaliação e desenvolvidos materiais de apoio.

Disponibilizamos ações individuais para professores, educadores ou pais, tanto na clínica como em contexto escolar. Temos também disponíveis modalidades de consultoria mais amplas, tanto ao nível da direção pedagógica ou a todo o corpo docente ou assistentes operacionais.

Áreas de Atuação

Desenvolvimento de planos de melhoria escolar

Melhoria de práticas pedagógicas

Novas estratégias educativas e empiricamente validadas

Apoio na produção de materiais pedagógicos

Desenvolvimento de ações formativas a educadores e alunos

Promoção de competências psicopedagógicas

Apoio ao serviço de psicologia e orientação escolar

Modalidades de Consultoria

Individual ou coletivo.

Na clínica ou na escola.

Destinatários

Pais, professores, educadores, pessoal não docente, direção escolar e demais colaboradores em contexto escolar.

Consultor