Psicólogo Clínico
Psicoterapeuta EMDR®
Consultor Psicopedagógico
Mental Coach
Formador certificado pelo IEFP
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (cédula n.º 16474);
Associado n.º 153 da EMDR-Portugal;
Associado n.º 220 da Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas;
Certificado internacional em PNL, reconhecido pela IA-NLP (International Association for NLP)
Doutorando em Psicologia do Desenvolvimento e Educação;
Mestrado em Psicologia Clínica e Saúde pela Universidade do Porto;
Pós-Graduado em Intervenção Psicopedagógica em contexto escolar;
Pós-Graduado em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental na infância e adolescência;
Pós-Graduado em Neuropsicologia Educacional;
Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL);
Nível A em Psicoterapia Interpessoal;
Marco Martins Bento é Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta EMDR®, com experiência em contexto educacional e hospitalar. Desenvolve, ainda, funções enquanto Mental Coach, na promoção de competências de alta performance e é Consultor Psicopedagógico, otimizando os recursos psicoeducativos em contexto escolar.
Atualmente, exerce prática em clínicas privadas, consultoria psicopedagógica, formação na área comportamental e frequenta o doutoramento em psicologia do desenvolvimento e educação na Universidade do Porto.
No âmbito clínico realiza avaliação e intervenção psicológica e psicoterapêutica em crianças, adolescentes e adultos.
A sua abordagem terapêutica é considerada integrativa, subjacente a modelos de intervenção de psicoterapia cognitiva, comportamental, construtivista e psicoterapia EMDR®. Paralelamente, introduz práticas de programação neurolinguística (PNL) promovendo os recursos internos dos pacientes e conduzindo a processos terapêuticos mais breves e eficazes.
Realiza investigação científica, tendo diversas comunicações e publicações nacionais nas áreas da psicologia da educação e desenvolvimento, cronopsicologia e competências pedagógicas.
– Avaliação psicológica e neuropsicológica;
– Psicopatologia;
– Intervenção em crise;
– Psicopedagogia;
– Necessidades educativas especiais e intervenção precoce;
– Orientação vocacional e profissional;
– Formador certificado;
– Intervenção psicológica em situações de catástrofe
– Deficiência intelectual
– Intervenção no luto e divórcio
– Comportamentos de risco e dependências
– Promoção de competências de relacionamento interpessoal
– Desenvolvimento psicossexual
– Promoção da saúde mental
– Promoção de competências parentais
– Especialização em bases biológicas do comportamento
– Neuro desenvolvimento na infância e adolescência
– Perturbações do comportamento;
– Perturbação de hiperatividade e défice de atenção
– Perturbações do espectro do autismo
– Perturbações de aprendizagem (dislexia, disortografia, discalculia, disgrafia)
– Perturbações da linguagem e comunicação
– Perturbações do comportamento alimentar
– Perturbações de eliminação (enurese)
– Neuropsicologia educacional
– Neuroanatomia
– Avaliação neuropsicológica da criança e adolescente;
– Intervenção neuropsicológica
– Sobredotação e rendimento superior
– Avaliação e intervenção neuropsicológica nas necessidades educativas especiais
– Transição escolar
– Desenvolvimento de competências escolares
– Treino de atenção/concentração em crianças
– Métodos e técnicas de estudo
– Prevenção de violência entre pares
– Educação sexual em contexto escolar
– Estimulação do desenvolvimento global da criança
– Promoção do desenvolvimento socioemocional com crianças e adolescentes
– Promoção da autoestima com crianças e jovens
– Ludoterapia
– Desenho infantil
– Indisciplina na sala de aula
– Relaxamento infantil