Informação Geral

A depressão é uma perturbação do humor caraterizada por um sentimento de tristeza intenso, incapacitante e prolongado no tempo.

Habitualmente aparece após um acontecimento negativo, despoletando tristeza, angústia, melancolia, insatisfação com a vida, que persistem de modo desproporcionado face à magnitude do acontecimento.

Uma maior predisposição para ter um humor mais deprimido parece estar associada a fatores hereditários, alterações hormonais, aspetos relacionados com a personalidade ou mesmo o consumo de determinadas substâncias. A natureza da situação que fez surgir os sintomas também influencia a gravidade da depressão.

Esta perturbação tem uma elevada prevalência, a seguir às patologias da ansiedade.

A depressão pode durar poucos meses ou manter-se durante anos. Os episódios depressivos poderão ser únicos, transitórios ou recorrentes e crónicos.

Os sintomas mais comuns são:

  • Lentificação do corpo e pensamento;
  • Perda de interesse em coisas que habitualmente davam prazer;
  • Tristeza;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldades de concentração;
  • Isolamento;
  • Alterações de peso (perda de apetite ou ingestão alimentar compulsiva);
  • Dificuldades em dormir ou sonolência excessiva;
  • Fadiga;
  • Choro frequente;
  • Pensamentos frequentes de fracasso e insatisfação;
  • Ideação Suicida;

O tratamento da depressão está dependente da sua gravidade. Habitualmente, no humor deprimido ligeiro não há necessidade de medicação, sendo suficiente a abordagem psicoterapêutica ou terapias complementares. Quando a intensidade dos sintomas é moderada a grave, o tratamento deve ser combinado, isto é, fármacos (antidepressivos) com psicoterapia ou outras abordagens terapêuticas.

A duração do tratamento com fármacos deverá ser a suficiente para que os sintomas diminuam e haja estabilização do humor (entre 6 a 12 meses). Para além deste tempo deverá assegurar-se, junto do médico psiquiatra, se é imprescindível a toma de medicação uma vez que os psicofármacos devem ser apenas tomados de acordo com prescrição médica e pelo tempo necessário. A toma continuada poderá levar à dependência química e psicológica, sendo importante garantir um “desmame” gradual da medicação. É fundamental compreender que os antidepressivos demoram cerca de 4 a 6 semanas a produzir efeitos estáveis.

A abordagem terapêutica da depressão na Clínica NirvanaMED é integrativa, assegurada pela consulta específica para humor deprimido que contempla a atuação de diversas especialidades. Também é possível, se o paciente o desejar, usufruir apoio terapêutico com intervenção de uma única especialidade. Os nossos especialistas indicar-lhe-ão os melhores tratamentos.

Serviços Clínicos/Terapias
Marque consulta ou solicite informações

Testemunhos

O que dizem os nossos pacientes

“Desde pequena que sofria bastante com ansiedade. Tomei muita medicação, mas nunca conseguia deixar de ficar ansiosa. Estou a ser acompanhada na clínica há poucos meses e, finalmente, encontrei a ajuda que tanto precisava. Já consigo sair à rua sem tantos medos.”

M., 45 anos, Porto

“Perdi uma pessoa muito querida há pouco tempo e foi muito difícil aceitar esta perda. Procurei apoio na NirvanaMED e sinto-me muito melhor. Deixei a medicação para dormir e aceitei o que me aconteceu como uma oportunidade para evoluir. Foi uma nova aprendizagem.”

J., 37 anos, Gaia

“A minha filha sempre teve muitas dificuldades na escola. Ultimamente sentia-a muito triste e desanimada. Recusava ir à escola, chorava e ficava doente. Viemos à clínica e em três sessões já sinto a minha filha com uma atitude diferente. Obrigado por tudo.”

T., 41 anos, Gaia

“Tenho sofrido muito nos últimos anos. Primeiro perdi os meus pais, depois o meu marido e agora andava com muitas dores e pouco saía de casa. Uma amiga falou-me da clínica e estou em tratamento há poucos meses, mas já não me reconheço. As minhas amigas dizem que estou muito melhor e eu sinto-me com mais energia e força de viver. Quero agradecer a todos pelo apoio que me deram”.

F., 66 anos, Arcozelo.

“Terminei na semana passada as consultas para controlar os ataques de pânico que tinha há 1 ano. Fiz hipnose clínica e Reiki e gostei bastante.”

L., 24 anos, Porto

“Não tenho palavras para agradecer toda a dedicação da equipa. Foram sempre muito competentes. Recomendo.”

M., 59 anos, Gaia

“Não é habitual encontrar alguém tão dedicado. O meu filho tem sido acompanhado e vejo as melhorias desde o início das consultas. Além disso, há contactos com a escola e professores e dão-nos todas as informações que precisamos.”

P., 44 anos, Avintes.

Marque uma consulta


por telefone: 224901908
por telemóvel: 935330914
por e-mail: atendimento@nirvanamed.pt



Agende uma consulta com um dos nossos terapeutas.
Estaremos disponíveis para falar consigo.
Dias da Semana 10:00 – 20:00
Sábados 10:00 – 18:00