Informação Geral

A terapia interpessoal (TIP) é uma psicoterapia breve e focal destinada ao tratamento da depressão, tanto para a fase aguda como na prevenção da recaída. É um dos tratamentos eficazes para esta perturbação de humor.

Atualmente, a evidência científica revela, também, resultados muito positivos na melhoria dos sintomas associados a outras patologias como: ansiedade, bipolaridade, stress pós-traumático, problemas de comportamento alimentar ou alterações de humor.

A TIP é uma forma de tratamento de tempo limitado, centrado no aqui e agora, que tem por objetivo aliviar o sofrimento através da melhoria do funcionamento interpessoal/relacional. O terapeuta irá intervir nos relacionamentos interpessoais atuais do paciente melhorando a sua capacidade de comunicação e ajudando-o a usar o seu suporte social, uma vez que as problemáticas interpessoais podem desencadear ou manter sintomas psiquiátricos.

A TIP está dividida em três fases de tratamento (inicial, intermediária e final), existindo a possibilidade de manutenção para casos específicos.

Áreas de Intervenção
Modalidades de Intervenção

Intervenção Individual e grupal.

Presencial.

Destinatários

Jovens, adultos e idosos.

Consultas Integradas
  1. Consulta do Cuidador
  2. Consulta do Luto
  3. Consulta da ansiedade e depressão
  4. Consulta do burnout
  5. Consulta de apoio na oncologia
Terapeutas

Outras Psicoterapias