5 estratégias breves para encontrar a paz em tempos de guerra?
Eis-nos num tempo em que não queríamos viver.
Quando a pandemia parecia perto do fim, uma guerra dolorosa invade-nos olhos e coração adentro. Ninguém fica indiferente ao ver famílias separadas, deixando tudo para trás, em busca de um lugar seguro. Nas bagagens tão somente carregam os medos, quiçá sonhos ou esperanças, mas ainda tão ténues.
Ao longe (mas perto) vivemos aquelas histórias como se fossem as nossas, mesmo que não quiséssemos. Afinal, a empatia e a vulnerabilidade humana ainda nos unem e transcendem a nossa existência.
Apesar disso, o medo, tão natural, traz-nos preocupações, angústias, e outros estados emocionais que importa gerir e aprender a lidar.
Para que consiga mais facilmente encontrar a paz dentro de si e superar as exigências emocionais da atualidade, deixo-lhe as minhas 5 estratégias breves que, se puser em prática, farão toda a diferença.
1- mantenha-se informado, mas limite o tempo de acesso às notícias. Prefira sínteses noticiosas e de fontes de informação fidedigna. Ver demasiada informação aumentará a sua ansiedade e pode tornar-se um tema ruminativo, condicionando outras esferas de vida. As crianças não devem ver notícias de adultos. Faça-lhes um resumo, adaptado à idade, contando uma narrativa de fácil compreensão e com esperança.
2- o seu coração transborda amor. Essa é a melhor arma para combater a guerra. Una-se a instituições de voluntariado e doe bens necessários. Também pode ajudar no acolhimento de refugiados. O amor que lhes transmita, irá acalmar os medos e traumas vividos.
3- participe em marchas pacíficas, vigílias, encontros solidários. Estas oportunidades serão tambem oportunidades para expressar sentimentos e encontrar quem partilha consigo a mesma dor. Novas redes de cooperação podem surguir e isso mostrar-lhe-á que não está sozinho.
4- cuide de si, do seu coração, da sua fé e ore. Alimente afetos positivos, esperanças e faça meditações em que imagina a resolução do conflito a ser superado pelo amor. Repite o mantra: cada parte do sistema que mantém esta guerra, eu vou agora desfazer ou descriar, certos e errados, bons e maus, pod e poc, todos os 9, curtos, garotos e aléns. Com o amor (coloque as mãos no peito),venha a nossa todo o bem, com facilidade, alegria e gloria.
5- descanse mais que antes. É normal que se sinta cansado, com energia em baixo e por isso aproveite para repousar, refletir e transformar. Após uma crise, há sempre uma transformação. Qual será a sua? O que pode aprender e desenvolver com isto? Esta sua transformação será um caminho para alimentar ainda mais a sua paz interior.
Porque no fundo, só a paz e o amor nos salva.
Marco Martins Bento
Psicólogo clínico e psicoterapeuta