Informação Geral

A ansiedade é um estado emocional normativo, isto é, todas as pessoas se sentem ansiosas em determinados momentos e circunstâncias. Este estado, considerado negativo e desagradável, deriva do medo percebido perante algo que consideramos uma ameaça e tem como fim a sobrevivência do indivíduo (se não nos sentíssemos ansiosos confrontados com uma ameaça real, tenderíamos a não mobilizar energia para reagir a esse evento).

A dificuldade associada à ansiedade acontece quando, ao invés de nos sentirmos ansiosos apenas quando confrontados com algo que nos perturba e durante um período de tempo razoável, este estado se mantém com uma intensidade e duração desadequados e não justificados.

Habitualmente, a ansiedade é caraterizada pela presença de sintomas fisiológicos (funcionamento do corpo), comportamentais e cognitivos (pensamentos, por exemplo), e pode aparecer de repente, como os estados de pânico (ansiedade extrema), ou aumentar gradualmente. A intensidade dos sintomas é bastante variável, desde uma ansiedade ligeira (às vezes, impercetível) até aguda/extrema (pânico).

Dentre os sintomas mais comuns encontramos:

  • Agitação psicomotora;
  • Taquicardia (batimento cardíaco acelerado);
  • Sudorese (transpiração);
  • Parestesias (formigueiros ou dormências no corpo);
  • Sensação de desmaio;
  • Vómitos;
  • Dificuldades em dormir;
  • Sensação de dificuldades em respirar;
  • Perda de tónus muscular ou sobretensão muscular;
  • Sentimentos de impotência;
  • Perda de controlo;
  • Medos em morrer ou falhar…

Um diagnóstico médico é fundamental uma vez que, com frequência, estes sintomas surgem associados a outras patologias médicas e consumo de determinadas substâncias ou fármacos.

Quando se encontra relação direta com a ansiedade, o diagnóstico de uma perturbação ansiosa é realizado considerando a presença de sintomas, a sua duração e intensidade, mas sobretudo, o grau de interferência no quotidiano. Quando mais debilitantes forem os sintomas e condicionarem o dia a dia do indivíduo, mais grave é considerada a perturbação de ansiedade.

Um aspeto comum à maioria das perturbações da ansiedade é a presença de ataques de pânico. Estes episódios de ansiedade muito intensa tendem a não durar mais que 10 minutos, sendo que durante esse tempo a maioria dos sintomas ansiogénicos são muito angustiantes e assustadores. Como podem aparecer associados a uma situação concreta ou, por vezes, de modo inesperado, o indivíduo tende a desenvolver ansiedade antecipatória e a evitar certos locais ou situações, conduzindo ao pânico patológico e de longa duração.

Existem diferentes tipos de perturbação de ansiedade:

  • Ansiedade generalizada;
  • Ansiedade de separação;
  • Ataques de pânico;
  • Fobias;

Na clínica NirvanaMED temos uma visão abrangente e multidisciplinar das patologias associadas à ansiedade pelo que atuamos através de múltiplas abordagens terapêuticas e desenvolvemos uma consulta integrada específica para perturbações de ansiedade.

Serviços Clínicos/Terapias
Marque consulta ou solicite informações

Testemunhos

O que dizem os nossos pacientes

“Desde pequena que sofria bastante com ansiedade. Tomei muita medicação, mas nunca conseguia deixar de ficar ansiosa. Estou a ser acompanhada na clínica há poucos meses e, finalmente, encontrei a ajuda que tanto precisava. Já consigo sair à rua sem tantos medos.”

M., 45 anos, Porto

“Perdi uma pessoa muito querida há pouco tempo e foi muito difícil aceitar esta perda. Procurei apoio na NirvanaMED e sinto-me muito melhor. Deixei a medicação para dormir e aceitei o que me aconteceu como uma oportunidade para evoluir. Foi uma nova aprendizagem.”

J., 37 anos, Gaia

“A minha filha sempre teve muitas dificuldades na escola. Ultimamente sentia-a muito triste e desanimada. Recusava ir à escola, chorava e ficava doente. Viemos à clínica e em três sessões já sinto a minha filha com uma atitude diferente. Obrigado por tudo.”

T., 41 anos, Gaia

“Tenho sofrido muito nos últimos anos. Primeiro perdi os meus pais, depois o meu marido e agora andava com muitas dores e pouco saía de casa. Uma amiga falou-me da clínica e estou em tratamento há poucos meses, mas já não me reconheço. As minhas amigas dizem que estou muito melhor e eu sinto-me com mais energia e força de viver. Quero agradecer a todos pelo apoio que me deram”.

F., 66 anos, Arcozelo.

“Terminei na semana passada as consultas para controlar os ataques de pânico que tinha há 1 ano. Fiz hipnose clínica e Reiki e gostei bastante.”

L., 24 anos, Porto

“Não tenho palavras para agradecer toda a dedicação da equipa. Foram sempre muito competentes. Recomendo.”

M., 59 anos, Gaia

“Não é habitual encontrar alguém tão dedicado. O meu filho tem sido acompanhado e vejo as melhorias desde o início das consultas. Além disso, há contactos com a escola e professores e dão-nos todas as informações que precisamos.”

P., 44 anos, Avintes.

Marque uma consulta


por telefone: 224901908
por telemóvel: 935330914
por e-mail: atendimento@nirvanamed.pt



Agende uma consulta com um dos nossos terapeutas.
Estaremos disponíveis para falar consigo.
Dias da Semana 10:00 – 20:00
Sábados 10:00 – 18:00