A depressão é uma perturbação do humor caraterizada por um sentimento de tristeza intenso, incapacitante e prolongado no tempo.
Habitualmente aparece após um acontecimento negativo, despoletando tristeza, angústia, melancolia, insatisfação com a vida, que persistem de modo desproporcionado face à magnitude do acontecimento.
Uma maior predisposição para ter um humor mais deprimido parece estar associada a fatores hereditários, alterações hormonais, aspetos relacionados com a personalidade ou mesmo o consumo de determinadas substâncias. A natureza da situação que fez surgir os sintomas também influencia a gravidade da depressão.
Esta perturbação tem uma elevada prevalência, a seguir às patologias da ansiedade.
A depressão pode durar poucos meses ou manter-se durante anos. Os episódios depressivos poderão ser únicos, transitórios ou recorrentes e crónicos.
Os sintomas mais comuns são:
- Lentificação do corpo e pensamento;
- Perda de interesse em coisas que habitualmente davam prazer;
- Tristeza;
- Irritabilidade;
- Dificuldades de concentração;
- Isolamento;
- Alterações de peso (perda de apetite ou ingestão alimentar compulsiva);
- Dificuldades em dormir ou sonolência excessiva;
- Fadiga;
- Choro frequente;
- Pensamentos frequentes de fracasso e insatisfação;
- Ideação Suicida;
O tratamento da depressão está dependente da sua gravidade. Habitualmente, no humor deprimido ligeiro não há necessidade de medicação, sendo suficiente a abordagem psicoterapêutica ou terapias complementares. Quando a intensidade dos sintomas é moderada a grave, o tratamento deve ser combinado, isto é, fármacos (antidepressivos) com psicoterapia ou outras abordagens terapêuticas.
A duração do tratamento com fármacos deverá ser a suficiente para que os sintomas diminuam e haja estabilização do humor (entre 6 a 12 meses). Para além deste tempo deverá assegurar-se, junto do médico psiquiatra, se é imprescindível a toma de medicação uma vez que os psicofármacos devem ser apenas tomados de acordo com prescrição médica e pelo tempo necessário. A toma continuada poderá levar à dependência química e psicológica, sendo importante garantir um “desmame” gradual da medicação. É fundamental compreender que os antidepressivos demoram cerca de 4 a 6 semanas a produzir efeitos estáveis.
A abordagem terapêutica da depressão na Clínica NirvanaMED é integrativa, assegurada pela consulta específica para humor deprimido que contempla a atuação de diversas especialidades. Também é possível, se o paciente o desejar, usufruir apoio terapêutico com intervenção de uma única especialidade. Os nossos especialistas indicar-lhe-ão os melhores tratamentos.