Medicina Tradicional Chinesa: O seu papel na Imunidade V (de V) – Acupressão

No seguimento da informação partilhada nos quatro artigos anteriores, pudemos ver como a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) atua e a sua racionalização segundo os termos da Medicina Ocidental.

Nos dois artigos anteriores falamos sobre alguns conselhos de fitoterapia e exploramos um exercício simples de Chikung. Desta vez, iremos abordar outra técnica da MTC que, por sua vez, utiliza a pressão aplicada com os dedos ou um objeto como, por exemplo, um lápis.
Na utilização do lápis, aconselho a aplicar com a extremidade redonda, oposta à ponta pontiaguda.

A acupressão é uma técnica de tratamento/auto-tratamento, que em grande parte se assemelha à aplicação da acupuntura. Utiliza os mesmos princípios sendo que utiliza a pressão em vez da inserção da agulha, em zonas específicas.

Para que o seu uso seja significativo, essa pressão deverá ser considerável. No entanto não deverá causar dor intensa nem qualquer dano a qualquer nível.

Outras técnicas da Medicina Tradicional Chinesa incorporam a aplicação da acupressão, sendo algo essencial na massagem chinesa (TuiNa) e comum no Chikung.

De seguida, deixo uma sequência de 4 pontos que constituirão uma aplicação única para o reforço da imunidade.

Nota: Os pontos são locais representativos pelo que deveremos pressionar toda a área em redor e aplicar a pressão na zona mais sensível ao toque.

 

 

 

 

 

 

 

.

.

Pulmão 5 (LU5) – face interna do cotovelo

Intestino grosso 11 (LI11) – Face lateral externa do cotovelo

.

 

 

 

 

 

 

 

.

.

Baço 9 (SP9) – Face lateral interna do joelho

.

 

 

 

 

 

 

 

.

.

 

 

 

 

 

 

 

 

..

Estômago 36 (ST36) – Face frontal externa abaixo do joelho

 

Modo de aplicação:

Pressionar com intensidade pela sequência apresentada, unilateralmente, durando uma inspiração lenta e profunda, aliviar a pressão durante a expiração. Repetir 5-10 vezes para cada ponto.

Exemplo:

1º – Pulmão 5 (braço esquerdo)

2º – Intestino grosso (braço direito)

3º – Baço 9 (perna direita)

4º – Estômago 36 (perna esquerda)

Poder-se-á repetir algumas vezes ao longo do dia.

Para uma maior eficácia, deveremos aplicar esta técnica de acupressão em complemento dos conselhos dados nos artigos anteriores, nomeadamente a fitoterapia e o Chikung.

Relembramos que todas estas técnicas são um auxilio na manutenção do nosso bem-estar imunológico, devendo sempre auxiliar com uma alimentação adequada.

Na Clínica NirvanaMED poderá também ser seguido por uma equipa multidisciplinar especializada na manutenção do seu bem-estar.

Na Academia Nirvana poderá também encontrar aulas de Chikung que, tendo em conta o panorama atual, estão a decorrer online.

.

Não se esqueça, faça a sua parte, partilhe esta informação com os seus amigos e familiares.

.

.

Autoria:
Jorge Magalhães Rodrigues
Terapeuta especialista em Medicina Tradicional Chinesa na Clínica NirvanaMED.
.

Leia mais sobre o papel da Medicina Tradicional Chinesa na Imunidade (Partes I a IV)