Medicina Tradicional Chinesa: O seu papel na Imunidade III (de V) – Fitoterapia
No seguimento da informação partilhada nos dois artigos anteriores, pudemos ver como a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) atua e a sua racionalização segundo os termos da Medicina Ocidental. Manteremos essa racionalização.
Neste artigo damos algumas dicas de como pode melhorar o seu sistema imunológico, utilizando técnicas simples da MTC.
Fitoterapia
Pretendendo então suportar a função do pulmão, será importante ingerirmos, por exemplo, infusões à base de plantas.
Mas deverá ser qualquer planta? A resposta é “não”.
Segundo os princípios da MTC, a função energética do pulmão é influenciada pelo sabor “picante” ou “pungente”, por vezes é até referido por “aromático”.
Portanto ervas como o Alecrim, a hortelã-pimenta, o gengibre, e o Anis (erva-doce), podem ser boas opções, especialmente em situações de ataque de agente patológico externo tal como o “frio”, por serem ervas de característica “morna” ou “quente”.
Tomando o Anis como exemplo prático, as características das sementes são de sabor “picante” (pulmão e intestino grosso) e doce (baço/pâncreas e estômago), de temperatura “quente” (tonificante).
Estudos revelaram variadas características e efeitos do anis: Antidiabético, hypolipidemico, antioxidante e anticancerígeno, antimicrobial, hepatoprotetor, anticonvulsante, anti-inflamatório, antipasmódico, broncodilatador, expetorante e inseticida, e assistindo clinicamente em situações de náusea, obstipação, menopausa, vírus, diabetes, obesidade, ansiedade e depressão.
Na maioria destes, facilmente associamos ao efeito na MTC, até mesmo referente à depressão, sendo que na MTC esta está normalmente associada ao pulmão sendo que o agente patológico interno (emoção) relativo a este órgão, é a tristeza.
De uma forma menos clínica, este “suplemento imunológico” pode ser tomado em forma de infusão, sem grandes restrições. No entanto algumas precauções devem ser tomadas:
- Toma prolongada pode ser prejudicial – aconselho a tomar as diferentes ervas em rotatividade.
- Interação medicamentosa – se toma medicação diária, por favor consulte o seu médico antes de iniciar uma toma regular destes fitoterápicos.
- O diagnóstico próprio da MTC deve ser realizado para cada situação – por favor consulte o seu terapeuta.
Na Medicina Tradicional Chinesa, existem várias formas de fortalecer o sistema imunológico.
Nos próximos 2 artigos iremos abordar mais algumas técnicas que poderá aplicar para potenciar as suas defesas. Não perca!
E faça a sua parte, partilhe esta informação com os seus amigos e familiares.
Artigo por:
Jorge Magalhães Rodrigues
Terapeuta especialista em Medicina Tradicional Chinesa na Clínica NirvanaMED.
Leia também:
Medicina Tradicional Chinesa (MTC): O seu papel na Imunidade I
Medicina Tradicional Chinesa (MTC): O seu papel na Imunidade II