Informação geral

O ShaoYin Chikung é um modelo científico de Chikung que foi desenvolvido no Instituto Português de Taichi e Chikung. Assenta as suas bases na adaptação de técnicas tradicionais aos dias de hoje, simultaneamente validando-as cientificamente.

O eixo ShaoYin, na Medicina tradicional chinesa, diz respeito à ligação e sinergia energética (função) do coração e do rim. Simplificando, podemos dizer que estes estão responsáveis pela ligação entre o corpo e a mente e, portanto, este modelo procura trabalhar não só o corpo e a mente, mas a ligação e a dinâmica entre eles.

Dentro dos variados benefícios mentais desta prática, comprovamos melhorias a nível da ansiedade, depressão, deficit de atenção e hiperatividade, problemas comportamentais e de oposição/desafio, e no stress em geral.

Relativamente aos benefícios físicos, o fortalecimento muscular, articular e ósseo são evidentes, assim como a coordenação, equilíbrio e postura.

Chikung para Crianças

Principais benefícios para as crianças

Os nossos estudos em contexto escolar identificaram benefícios a nível da concentração e foco, melhorando o auto-controlo e, por consequência o comportamento. O Chikung demonstrou ser eficaz no tratamento da ansiedade e ansiedade-depressão, como auxiliar em transtornos de deficit de atenção-hiperactividade, transtornos comportamentais e de oposição-desafio. Ainda, verificamos que existem efeitos muito positivos em crianças no espectro do autismo.

No geral, equilibra o corpo e a mente, obtendo benefícios não só no contexto escolar, mas também em ambiente familiar, contribuindo para uma criança mais centrada, equilibrada e feliz.

– Auto-controlo;

– Comportamento escolar e familiar;

– Ansiedade-depressão;

– Deficit de atenção – hiperatividade;

– Autismo;

– Equilíbrio, coordenação, destreza manual;

– Equilíbrio energético global.

+ info e inscrições:

eventos@nirvanamed.pt | 935 330 914

Chikung para Jovens Adultos

Principais benefícios para os Jovens e adultos

De uma forma geral, desde a primeira sessão podemos observar benefícios mentais ao nível da tranquilidade, concentração e foco, permitindo desde logo desenvolver estratégias de combate à ansiedade e depressão.

Este combate ao stress é potenciado pelas técnicas meditativas e respiratórias do Chikung, sendo que estas últimas trazem também benefícios ao nível da função pulmonar.

Outras melhorias resultantes da prática são o equilíbrio (pelo fortalecimento e harmonização músculo-esquelética dos membros inferiores), coordenação e flexibilidade (através da mobilização e trabalho dos tendões e das articulações).

– Stress

– Ansiedade;

– Depressão;

– Função pulmonar;

– Equilíbrio, coordenação e flexibilidade;

– Postura;

– Harmonização corpo-mente.

+ info e inscrições:

eventos@nirvanamed.pt | 935 330 914

Chikung para Séniores

Principais benefícios para as pessoas de idade mais avançada

A capacidade de adaptação do Chikung ao praticante, permite integrar todo o tipo de pessoas, os mais jovens ao mais idosos, dos mais capacitados aos menos capacitados, sendo que é possível realizarmos esta prática na posição vertical, sentados (para pessoas com patologias graves ao nível dos membros inferiores e da coluna) e até mesmo deitados.

Os benefícios variam consoante a necessidade e disponibilidade física de cada um, no entanto, existem benefícios gerais que são transversais e trazem benefícios na qualidade de vida desta população:

– Memória;

– Stress: Ansiedade, depressão;

– Função visceral (funcionamento geral dos órgãos).

E ainda:

– Equilíbrio (através do fortalecimento músculo-esquelético dos membros inferiores);

– Coordenação;

– Flexibilidade (através da mobilização e trabalho dos tendões e das articulações.

+ info e inscrições:

eventos@nirvanamed.pt | 935 330 914

Turmas

Chikung crianças: quintas-feiras

Chikung adultos: quintas-feiras das 19:00 às 20:00

Chikung séniores: quintas-feiras

Duração da aula: 1h

Valor aula avulso: 10€

Valor da mensalidade: (4 aulas/mês): 30€

Número máximo de alunos por turma: 6

Recomendações: Uso de roupa confortável

O professor

O professor Jorge Magalhães Rodrigues é especialista em Medicina Tradicional Chinesa, com trabalhos de investigação na área do Chikung. Para além de Diretor do Instituto Português de Taichi e Chikung, é também responsável pelos departamentos de ensino e investigação.

Como ex-atleta profissional, arrecadou mais de 60 títulos, destacando-se alguns títulos europeus, intercontinentais, mundiais e olímpicos. Foi variadas vezes homenageado por mérito desportivo a nível local e nacional.

Ver perfil detalhado