professor-saiba-como-melhorar-as-suas-aulas-

Professor, está a cuidar da sua voz?

A voz é o instrumento de trabalho dos docentes, profissionais que devem possuir uma resistência vocal elevada para resistirem às exigências comunicativas, acústicas e emocionais da profissão. A rotina de trabalho destes profissionais, associada a um ritmo acelerado e a uma grande responsabilidade, torna-se fatigante, quer física, quer mentalmente e leva ao aparecimento de fatores de stress. Por outro lado, os maus hábitos vocais repetidos são responsáveis pelas queixas vocais, cada vez mais comuns nesta classe profissional, e estas poderão indicar a presença de patologias laríngeas.

As alterações vocais afetam a vida a nível pessoal, social e profissional gerando angústia, ansiedade e afetando a qualidade de vida dos sujeitos. No contexto da promoção da saúde vocal, com o objetivo de melhorar a saúde dos indivíduos através da capacitação dos mesmos, ensinando-os a saber agir, o estudo da qualidade de vida e voz dos docentes torna-se importante, tal como a intervenção e a consciencialização dos mesmos acerca da importância da voz.

Desta forma considero bastante importante e pertinente a divulgação do guia “Bem-estar vocal: uma nova perspectiva de cuidar da voz”, um material inicialmente desenvolvido em português brasileiro e agora adaptado ao português europeu.

Este guia faz parte de uma das ações do Programa de Saúde Vocal do SinproSP, que há vários anos tem como objetivo reduzir o risco vocal dos professores, e esclarece aspetos importantes sobre a produção vocal, relação do corpo com a voz e da voz com o ambiente, em linguagem simples e afetiva.

O material está disponível on-line:
http://www.spzn.pt/uploads/documentos/documento_1496782869_3785.pdf

Boas leituras!

marco
Isabel Neves
Terapeuta da Fala (Cédula profissional C- 046910174)