Abra a porta à felicidade

A entrada num novo ano é sempre pretexto para renovar votos de um futuro auspicioso e repleto de concretizações pessoais e profissionais.
As festividades de final de ano são momentos oportunos para refletir sobre o que aconteceu nos últimos meses, assim como boas ocasiões para planear os objetivos dos meses que virão.
Contudo, importa que os objetivos traçados não sejam meras intensões pouco planeadas ou irrealistas. Este é um forte motivo para que um objetivo caia por terra, à partida!
Aproveite os últimos dias do ano para analisar as mudanças que deseja fazer acontecer na sua vida e quais as melhores formas para o conseguir. Seguem-se algumas dicas:
1) Registe, por escrito, os seus principais objetivos para o novo ano;
2) Ordene os objetivos por prioridade (do mais importante para o menos importante);
3) Para cada objetivo, responda às seguintes questões: proponho-me atingir este objetivo em quanto tempo? O que preciso para o alcançar? Que recursos tenho que me vão ajudar a atingi-lo? O que preciso melhorar/mudar/obter para alcançar este objetivo? O que muda após concretizá-lo? Este objetivo é congruente com os meus valores e princípios?
4) Tenha em mente que existem objetivos que são mais difíceis de realizar. Foque-se naqueles para os quais possui mais recursos (motivação, por exemplo) e cujo o seu impacto será mais positivo na sua vida;
5) Lembre-se que um objetivo deve ser realista, alcançável, mensurável e definido de modo concreto;
6) Periodicamente, analise o seu plano de objetivos (quantos já alcançou, qual o ponto de situação, …); se necessário, reformule objetivos;
7) Não se esqueça que a dificuldade em alcançar um objetivo pode estar no seu planeamento incorreto;
8) Transforme os obstáculos e dificuldades em forças e motivação;
9) Reconheça que, por vezes, é necessária ajuda de terceiros (nem sempre conseguimos fazer tudo sozinhos!).

Às doze badaladas do 1 de janeiro não se esqueça: um novo ano começa e renasce a esperança de muitas novas oportunidades para ser feliz.
Um ano muito feliz!

 

marco
Marco Martins Bento
(psicólogo clínico e psicoterapeuta)