A Nutrição e na Doença Oncológica

 

A Nutrição na Doença Oncológica

Todos os dias fazemos escolhas alimentares das quais determinam em grande parte se promovemos a nossa saúde ou doença.
A alimentação assume um papel particularmente importante no cancro, podendo constituir um fator protetor ou de risco.

Certamente, já ouviu falar de alimentos que ajudam a prevenir o cancro, ajudam a remover substâncias cancerígenas e podem inibir o crescimento de células malignas, mas o certo é que não existe uma fórmula chave.
Existe sim um equilíbrio que certamente resulta em ganhos de qualidade de vida.
A relação entre o cancro e a alimentação mediterrânea é amplamente estudada e existe já evidência que comprova os seus benefícios.

Em Portugal, o cancro colorretal surge como o principal agressor para ambos os sexos a seguir ao cancro da mama nas mulheres e ao cancro da próstata nos homens.

relação entre os maus hábitos alimentares e as doenças crónicas está atualmente bem estabelecida.
Não restam dúvidas de que quer a incidência, quer a prevalência de doenças cardiovasculares, cancro e diabetes é muito superior na pessoa obesa e/ou sedentária.
Para comprovar tal efeito, o European Prospective Investigation Into Cancer and Nutrition (EPIC) analisou a relação entre o estilo de vida, a ingestão calórica diária, o comportamento alimentar e a incidência de cancro e chegou à conclusão que existe uma
forte relação entre eles.
Apesar de ser público que vários alimentos aumentam o risco de desenvolver determinadas patologias, subsiste uma indiferença generalizada.

Num dado momento as evidências vêm a publico, tornam-se virais, mas momentos depois são esquecidas e a maioria da população mantém os seus hábitos alimentares, comummente desequilibrados.É necessário agir neste sentido e criar formas de prevenção realmente eficazes e que surtam verdadeiro efeito na população.
Para tal, a população tem de se consciencializar que a alimentação saudável não é para hoje, amanhã e para o próximo mês, porque queremos chegar ao verão com menos quilos.

Marque uma consulta com o nosso nutricionista, e saiba como pode ganhar hábitos alimentares saudáveis, ganhando assim qualidade de vida e prevenindo este tipo de doenças que tanto assolam a nossa sociedade atualmente.

ruben
Rúben Pinheiro
(Nutricionista, C.P. 3248N.)