Regresso às Aulas
Uma alimentação saudável na idade escolar é determinante para um bom funcionamento físico e intelectual e para prevenir doenças associadas à má alimentação.
Na idade escolar, por as crianças se encontrarem em fase de crescimento e desenvolvimento, uma alimentação saudável é fundamental para um normal crescimento e desenvolvimento e para prevenir doenças associadas à má alimentação como, por exemplo, a obesidade, a anemia, o atraso de crescimento, a malnutrição ou a cárie dentária.
Com o regresso às aulas a aproximar-se, muitos pais ficam preocupados sobre como ajudar os seus filhos quando lhes preparam o dia alimentar.
Assim, tome nota das seguintes sugestões do nosso nutricionista:
- Lave bem a fruta e coloque-a já cortada numa caixa;
- Embale os alimentos separadamente;
- Prefira as lancheiras ou marmitas térmicas para conservar a refrigeração dos alimentos durante mais tempo, nomeadamente os iogurtes;
- Junte sempre uma garrafa de água ao lanche do seu filho;
- Não só os lanches, mas também as restantes refeições devem ser equilibradas, completas e variadas seguindo as regras da alimentação saudável, baseando-se na Roda dos Alimentos.
Além da importância alimentar na vida da criança, não menos importante é o exercício físico. Aliar uma alimentação saudável a uma prática de atividade física moderada é fundamental, por todos os benefícios já conhecidos da prática de exercício físico. As crianças têm cada vez mais acesso a atividades sedentárias e a menos tempos letivos para a atividade física, o que para além de não favorecer o crescimento pode ser uma das causas para o desenvolvimento de excesso de peso ou obesidade, trazendo repercussões futuras à sua qualidade de vida, saúde e bem-estar.
O seu nutricionista,
Rúben Pinheiro
(Nutricionista, C.P. 3248N.)