Prepare a nova época desportiva… Acelere a fundo com a nutrição!

O exercício realizado a altas temperaturas, tal como o desporto automóvel, provoca diversas alterações fisiológicas na dinâmica do corpo humano, incluindo alterações na circulação sanguínea, na termorregulação e no sistema endócrino.

A tentativa de suportar o exercício físico em ambiente quente pode sobrecarregar a capacidade do organismo para responder adequadamente ao stress imposto, resultando em hipertermia, desidratação, baixa no rendimento físico e mental e doenças provocadas pelo calor que podem mesmo vir a ser fatais.

A hipertermia, tem sido proposta como fator de aceleração do desenvolvimento da fadiga central durante o exercício, resultando numa redução na ativação muscular máxima, alteração da atividade cerebral e aumento da perceção de esforço.

A intervenção nutricional, é de extrema importância para os pilotos na sua preparação para a corrida, tendo como objetivo primordial, fornecer hidratos de carbono, um volume de líquidos adequado, para que a possam executar com um nível ideal de performance e para repor líquidos perdidos, bem como os níveis de glicogénio muscular perdidos.

Tendo em conta as necessidades que este desporto exige, os dois principais objetivos são combater a desidratação e o cansaço físico. Para isso é efetuado um plano de tratamento que se aplique antes, durante e depois da prova.

 

Prepare a nova época desportiva… Acelere a fundo com a nutrição! Saiba como marcando uma consulta com o nosso nutricionista.

Créditos Fotografia: SKODA Motorsport

ruben
Rúben Pinheiro
(Nutricionista, C.P. 3248N.)