Psicoterapia EMDR®

A psicoterapia EMDR®, que significa “Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento Ocular”, é considerada uma terapia focal e breve.

Trata-se de uma abordagem terapêutica inovadora cujo objetivo é dessensibilizar e reprocessar as experiências traumáticas, através da estimulação bilateral do cérebro.

Esta estimulação promove a transmissão da informação mnésica (memórias) entre o hemisférico mais emocional e o hemisfério mais racional. O resultado é um processamento natural das memórias em que, não sendo eliminadas, ficam associadas a conteúdos mais adaptativos e que não causam sofrimento, aliviando queixas clínicas.

Este processo é não invasivo pois decorre da promoção da atividade cerebral similar à que acontece durante o sono REM (a fase do sono em que as memórias são processadas).

Na psicoterapia com EMDR® utilizamos um protocolo específico que visa à focalização dos diversos componentes da memória traumática. A estimulação bilateral alternada (visual, auditiva ou tátil) ativa o sistema nervoso parassimpático, auxiliando o paciente a dessensibilizar e integrar rapidamente a memória perturbadora, associando-a a um evento positivo, criando um novo condicionamento.