Neuromeditação ♀️♂️
Os 4 estados/estilos.
A minha introdução à Neuromeditação foi alucinante. Na verdade, ela pode guiar-nos a alcançar um estado meditativo que é pessoalmente benéfico para nós, com base em nossos padrões de ondas cerebrais.
Que maravilhoso isto é!?
Muitos de nós tentamos meditar, mas desistimos ou ficamos presos, sem saber se estamos “a fazer o certo”.
Para os praticantes mais experientes, o que antes mudou a vida, pode agora se tornar apenas mais uma rotina.
A maneira como nós direcionamos a Atenção e definimos a Intenção, afeta o Cérebro de maneiras muito reais e até mensuráveis. Isso significa que diferentes formas de Meditação fazem coisas diferentes no Cérebro. Compreender isto pode abrir outro nível de crescimento e renovação na sua prática. Podemos usar formas específicas de Meditação para atingir as nossas necessidades e objetivos. Podemos realmente mudar a maneira como pensamos e sentimos.
Podemos realmente religar o cérebro!
A maioria das pessoas pode beneficiar de um ou de todos os quatro estilos de Neuromeditação:
*Foco
*Atenção Plena(Mindfulness) *Coração Aberto
*Mente Quieta ou Tranquila.
●Foco:
Práticas meditativas com essa ênfase envolvem manter a atenção num único objeto. Basicamente, identificamos um alvo para a nossa atenção, como a Respiração ou um Mantra. Quando a Mente se distrai, reconhecemos isso o mais rápido possível e gentilmente voltamos a atenção para o alvo.
Estas práticas ativam e exercitam os Lobos Frontais, tornando-a uma prática perfeita para quem espera melhorar a Atenção, Memória ou outras funções cognitivas.
●Atenção Plena: Mindfulness.
Embora esta prática tenha ganho muita atenção nos últimos anos, a definição exata de Atenção Plena ainda está a ser debatida. Seguindo o exemplo de Jon Kabat-Zinn, definimos Mindfulness como “prestar atenção de uma maneira particular, de propósito, no momento presente e sem julgamento”(2005). Estas práticas tendem a acalmar as regiões do Lobo Frontal associadas à Ansiedade e também acalma uma rede no Cérebro projetada para criar a nossa Identidade, e o Mindfulness é uma prática perfeita para quem trabalha com stress e ansiedade.
●Coração Aberto:
Estas práticas envolvem ativar um estado de Sentimento Positivo e em seguida, direcionar esses Sentimentos para nós ou para os outros.
Práticas como Bondade, Gratidão, Amor e Perdão encaixam-se nesta categoria. Estas práticas ativam redes de atenção e regiões do Cérebro associadas à Empatia e ao Processamento Emocional. Estas práticas podem ser muito úteis para qualquer pessoa que lide com ressentimento, inveja, luto não resolvido, controle da raiva ou alguém que simplesmente queira ser melhor para entender os outros.
Esta é a minha prática Favorita a qual associo ao Método de Autocura Ho’oponopono, precisamente porque estados profundos de Amor e Conexão, como estes, possam ser úteis para relaxar os mecanismos de defesa e integrar o material subconsciente que precisa de ser limpo e transmutado.
●Mente Quieta ou Tranquila:
As práticas nesta categoria representam o estereótipo da Meditação. Este é um estado no qual as conversas internas foram reduzidas ao mínimo.
Às vezes, é descrito como uma sensação de espaço ou vazio. Esse estado é comum em tradições como Zen ou Meditação Transcendental (MT). Não é de surpreender que os padrões cerebrais conectados a estas práticas mostrem um acalmamento significativo de muitas regiões do Cérebro, incluindo a Rede de Modo Padrão e os Centros de Linguagem. Como estas práticas envolvem essencialmente a interrupção do processo “normal” do “eu”, estas práticas podem ser muito úteis para quaisquer preocupações relacionadas a uma percepção distorcida ou imprecisa do Eu.
Então, qual o estilo com que se identifica melhor e que é melhor para Si ou seus clientes ou alunos?
Bem, depende dos objetivos e necessidades específicos e individualizados.
Se está a lutar com Atenção, pratique o Foco. Se está preocupado com Stress e Ansiedade, pratique a Atenção Plena(Mindfulness). Se sente-se desconectado das suas Emoções ou excessivamente negativo e pessimista, tente o Coração Aberto. Se acha que a sua Mente está correndo um milhão de milhas por hora e presa em conversas negativas, pratique a Mente Quieta.
Estas são os 4 principais estilos da Neuromeditação que fazem parte do meu Curso de Ho’oponopono, Reiki, Lei da Atração e Neuromeditação.