Na massagem desportiva recorre-se a várias técnicas de massagem como o deslizamento, amassamento, percussão, fricção e a vibração para prevenir lesões e recuperar atletas e desportistas. É uma massagem profunda e como movimentos rápidos. O objetivo principal é amplificar a circulação sanguínea e aumentar o aporte de nutrientes e oxigénio para os músculos e beneficiar a eliminação das toxinas que se acumulam após o exercício físico, originando uma recuperação mais rápida e eficaz após a prática de atividade física. A massagem atua diretamente na área muscular a ser tratada, bem como nos tendões ou articulações.

Os benefícios incluem, resumidamente, a ativação da circulação local e facilitação da circulação linfática, aumento da temperatura e função cardiovascular, liberta endorfina, prepara os músculos para o exercício, diminuir a probabilidade de lesões, elimina toxinas (ácido láctico, por exemplo), promove analgesia da dor e elimina contraturas.

Podem recorrer a este tipo de massagem os futebolistas, atletas de corrida, nadadores, tenistas, golfistas, ciclistas, entre outros.

 

TÉCNICAS DA MASSAGEM DESPORTIVA

Por ser uma massagem profunda é indicada para quem gosta de receber massagens com pressão forte. Pode ser realizada após a prática desportiva, com o objetivo de diminuir as tensões e inflamações musculares, ou antes de um treino para preparar os músculos, prevenindo lesões e aumentando a performance.

massagem desportiva promove o equilíbrio do músculo-esquelético e proporciona uma sensação de revigoração física e mental.

É realizada com óleos em todo o corpo e caracteriza-se pelo ritmo intenso, pela pressão forte e pelos vários alongamentos com propriedades revigorantes. Possuindo um forte efeito terapêutico, esta massagem vai também diminuir as contracturas e tensões musculares, ficando a sentir-se leve e desperto, com energias renovadas, pronto para responder às maiores exigências do dia-a-dia.