Catarina Arouca é licenciada em Filosofia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo frequentado também a Universitat Autònoma de Barcelona.
É mestre em Sociologia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde também se especializou em Análise de Dados Avançada.
O interesse pelas áreas da meditação e Mindfulness surge após o contacto com a medicina complementar, na Clínica NirvanaMED.
Desde então, aprofundou os seus estudos e adquiriu o nível I, II, III e grau Master de Mindfulness, pela Achology.
Concluiu uma especialização em Mindfulness para Crianças, pela PSIFORMReconstruir, acreditado pela DGERT e frequentou várias palestras e workshops dentro das temáticas da Filosofia para Crianças, Mindfulness para adultos e crianças.
Participa como investigadora no projeto Perspetivas sobre a Felicidade. Contributos para Portugal no World Happiness Report (ONU).
Pela reunião das áreas da sociologia, filosofia e mindfulness surgem as Jornadas de Treino Emocional, os Ateliers de Filosofia e Mindfulness para crianças e a organização de palestras e workshops.
- Aconselhamento Filosófico
Ajuda a desenvolver uma visão mais clara sobre o que preocupa uma pessoa, utilizando o pensamento crítico, a consciência da situação e a clarificação de ideias e valores.
As sessões incidem num momento de reforço da racionalidade na relação do indivíduo com a existência. O confronto das produções orais – ideias, opiniões, teorias, medos, dúvidas, etc. – com a Lógica, a Razoabilidade, a Alternativa e a Diferença, onde se constitui o exercício de crítica (auto-crítica) e a procura da pressuposta coerência que preside ao pensamento filosófico.
- Meditação Mindfulness (adultos)
- Meditação Mindfulness (crianças)
- Aconselhamento Filosófico
Adequado para pessoas cujos problemas se centram em:
- Questões de moralidade privada ou ética profissional;
- Questões de sentido, valor ou objetivo;
- Questões de realização pessoal ou profissional;
- Questões de sistemas de crenças indeterminados ou inconsistentes;
- Questões que exijam interpretação filosófica de circunstâncias de mudança.
- Meditação Mindfulness (adultos)
- Meditação Mindfulness (crianças)
“ O impacto da Filosofia nas crianças poderá não ser imediatamente apreciado, mas o seu impacto nos adultos de amanhã poderá ser tão considerável que nos levará certamente à perplexidade por ter recusado ou marginalizado a Filosofia às crianças até hoje.”
Capítulo I, A Filosofia na idade da perplexidade
Durante a infância, as crianças não dissociam o pensamento da vida. Cada interrogação tende a constituir-se como uma vivência real.
A existência destes ateliers, adaptados à faixa etária de cada grupo, pretende acolher e valorizar as ideias das crianças, escutar as suas perguntas, sem as julgar como certas ou erradas. A direção é abrir o pensamento a novas formas de pensar, pensando até naquilo que nunca antes tínhamos pensado.
Objetivos pela Filsofia:
- Partilhar experiências de pensamentos;
- Construir espaços de partilha, interrogação e problematização de ideias;
- Arriscar novas formas de pensar e de perguntar;
- Dar voz e expressão às perguntas metafísicas, ontológicas, existenciais, éticas e estéticas que habitam na infância;
- Estimular desde cedo as habilidades cognitivas e de argumentação.
- Fomentar a curiosidade natural das crianças;
- Aprender a verbalizar o que pensam;
- Estimular a cooperação na resolução de problemas;
- Desenvolver o espírito crítico e criativo.
Objetivos pelo Mindfulness:
- Estimular a autoconsciência;
- Permitir reduzir os sintomas de hiperatividade e défice de atenção, depressão, stress e ansiedade;
- Aprender a ter consciência do seu corpo, sensações, pensamentos, emoções;
- Aprender a observar os pensamentos e emoções, sem reagir imediatamente;
- Desenvolver a capacidade de fazer uma pausa;
- Aprender a considerar uma série de soluções possíveis face a diferentes cenários.
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Porque deve inscrever as suas crianças nos ateliers de filosofia e meditação:
Permite que frequente um espaço aberto à partilha e troca de ideias sem julgamentos;
Contribui para o desenvolvimento de adultos mais confiantes, sem medo de verbalizar o que pensam;
Estimula a autoconfiança para falar em público;
Fomenta o esforço por se fazerem compreender e por compreenderem o outro;
Estimula a bondade, a tolerância e compaixão;
Fomenta a concentração;
Diminui os conflitos sociais;
Ensina a viver o presente.
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Benefícios diretos nas crianças que frequentam os ateliers:
* Aprendem a formular questões claras e pertinentes;
* Desenvolvem o pensamento crítico, autónomo e criativo;
* Aprofundam de forma intelectual as experiências particulares do dia a dia;
* Aprendem a ter mais paciência;
* Aprendem a compreender a importância de ouvir os outros, a compreender e ser compreendidos;
* Desenvolvem uma maior capacidade para lidar com pensamentos negativos;
* Desenvolvem a empatia;
* Potenciam o bem-estar e a força e capacidade para as crianças lidarem com os desafios do futuro.
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A Filosofia cria comunidade de comunicação, conduzindo a experiências muito significativas ao nível cognitivo, social e afetivo. Com a Meditação Mindfulness, as crianças aprendem a criar o seu espaço seguro, a aumentarem o seu nível de perceção sobre si mesmo e a gerirem de melhor forma as suas emoções.
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Facilitadora: Catarina Arouca
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Frequência: 1 x por semana
Horários: Segundas-feiras, entre as 17h00 e as 18h15 (outros dias e horários sob consulta)
Duração de cada atelier: 1h15
Número máximo por grupo: 5 crianças (entre os 5 e os 13 anos de idade, tendo também em conta a maturidade da criança)
Mensalidade: 25€ por criança | 20€ por criança, para grupos de 2 ou mais crianças
Inscrições: +351 935 330 914 | eventos@nirvanamed.pt
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