Terapeuta

Com o avanço das ciências naturais nas diversas comunidades e classes sociais, onde cada vez mais fazem uso da Medicina Integrativa, as terapias de contato tornaram-se uma ferramenta fascinante, e uma das mais antigas aplicadas no cuidado do ser humano, que, além disso, requer ser contemplada com um olhar mais cuidadoso, e humanizado por nossos profissionais.

Ailzo Carmo é o nosso novo especialista em Terapias Integrativas e Complementares a atuar na clínica NirvanaMED.
A sua extensa experiência adquirida nos EUA, Brasil e agora, na Europa, irá fazer deste novo trabalho na cidade do Porto um sucesso garantido, envolvendo as massagens terapêuticas e as terapias corporais combinadas com a medicina integrativa.

O Terapeuta possui na sua base de formação profissional especialidades em Educação e Inteligências Humanas na construção de Cidadania, Psicopedagogia, sendo especialista em Terapias Integrativas e Complementares. Formado nos EUA, como Massoterapeuta Clínico pela Florida Academy of Massage & Skin Care, com a especialidade na Colonterapia, sendo graduado pelo Dotolo Institute, e no Brasil, concluiu suas graduações universitárias como Cosmetólogo e Pedagogo.

Desenvolveu grandes projetos na Clínica Harmoniq e no espaço Saúde in Natura, na cidade de Fortaleza (Brasil) durante 10 anos, onde atuou como responsável técnico e especializado no cuidado humanizado de seus clientes, visando sempre a saúde do ser humano integral, ou seja, o cuidar do corpo, da mente e da alma.

Agora é a vez da cidade do Porto e da NirvanaMED, poder exibir e aproveitar as qualidades técnicas desse profissional da área da Medicina Integrativa, dos cuidados corporais e da cosmetologia.

Perfil Curricular

Mestrando em Ciências da Educação (Florida Christian University – USA);

Especialista em Terapias Integrativas e complementares (Faculdade Stella Maris / UNIAMERICAS – BR);

Pós-Graduação em Educação Global, Inteligências humanas e Construção de cidadania (Faculdade de Ensino Superior do Nordeste / UNIFUTURO – BR);

Massoterapia Clínica (Florida Academy of Massage & Skin Care – USA);

Colonterapeuta (Dotolo Institute – USA);

Naturólogo Clínico (UNIAMERICAS – BR);

Cosmetólogo (Universidade Vale do Acaraú – BR);

Pedagogo (Faculdade Kurios / UVA – BR)

Pós Graduado em Psicopedagogia ( Faculdade Kurios / UVA – BR);

Especialidades

Massoterapia Clínica;

Massagem desportiva;

Massagem anti-stress;

Alongamentos terapêuticos;

Shiatsu;

Dores localizadas;

Ventosaterapia;

Drenagem Linfática;

Reflexologia;

Aromaterapia;

Fitoterapia;

Cosmetologia.

Reeducação alimentar;

Desintoxicação corporal;

Áreas de Intervenção

Ansiedade;

Dores Crónicas e localizadas;

Depressão;

Stress;

Perturbações no sono;

Autoestima, desmotivações e inseguranças;

Otimização e desempenho;

Cuidado pessoal;

Cuidado corporal e facial.

Massoterapia Clínica

O casamento da fitoterapia e aromaterapia, com as Terapias Integrativas em spa’s e clínicas, podem e devem ter uma relação direta com a saúde, o bem estar e a qualidade de vida. Há milénios este assunto é de interesse de muitos profissionais, que precisam conhecer e transportar essas técnicas naturais, que são utilizadas no seu campo de estudo/responsabilidade/clínico, estendendo e aplicando-as de forma prática a seus pacientes nos mais diferentes ambientes.

Hoje, vemos uma grande procura da sociedade por tratamentos alternativos e cuidados terapêuticos individualizados, que ajudam no relaxamento muscular e melhoram o fluxo de nutrientes e de energia no organismo de maneira eficaz e rápida, sem a utilização de medicamentos alopáticos, desta forma, podemos destacar alguns dos vários benefícios físicos e emocionais, que a Massoterapia Clínica proporciona ao organismo humano:

  • Reduz a ansiedade;
  • Combate a depressão, pois proporciona a sensação de bem estar;
  • Combate o stress;
  • Estimula a circulação sanguínea e Linfática;
  • Reduz a tensão e as dores musculares;
  • Elimina toxinas e resíduos metabólicos.
  • Promove a nutrição e hidratação do epitélio;
  • Elimina as dores do Corpo e da Mente.

Várias pesquisas têm demonstrado que os benefícios da Massoterapia Clínica estão relacionados com a liberação de hormónios durante e depois de uma sessão, através do toque, o profissional estimula o aumento dos níveis de dopamina, serotonina, endorfinas e ocitocinas, além de reduzir os níveis sanguíneos de cortisol, que geram a sensação de bem-estar, aliviando a dor e diminuindo a necessidade de medicação analgésica.

Os hormónios liberados durante uma sessão de massagem terapêutica proporcionam o combate da tensão muscular, auxiliam no fluxo intestinal, estabilizando a pressão arterial e proporcionando o bem estar.

  • Dopamina: a dopamina influencia a atividade motora que envolve o movimento (especialmente o movimento fino), a concentração e o humor. A massagem parece aumentar o nível de dopamina no corpo.
  • Epinefrina/Norepinefrina: são substâncias químicas de ativação, excitação, alerta e alarme nos comportamentos e funções do sistema nervoso simpático. Níveis baixos dessas substâncias tornam o indivíduo moroso, sonolento e com baixa reatividade. A massagem parece ter um efeito regulador sobre esses neurotransmissores por meio da estimulação no sistema nervoso parassimpático, ou seja, dependendo da resposta do sistema nervoso autónomo, a massagem pode despertar uma pessoa com facilidade ou acalmar uma que esteja nervosa; isto ocorre porque inicialmente o toque estimula o sistema nervoso simpático, e após aproximadamente quinze minutos, com uma estimulação sustentada, ocorre o engajamento das funções parassimpáticas.
  • Serotonina: Pesquisas revelam que a massagem terapêutica aumenta consideravelmente a quantidade de serotonina no corpo. A serotonina é encontrada no sangue e em outras partes do corpo como intestino, plaquetas e cérebro. É produzida naturalmente pelo corpo, mas apenas cerca de 2% dela é produzida no cérebro, sendo que a mais alta concentração (90%) encontra-se nas células do trato gastrointestinal. A falta de serotonina no corpo pode ocasionar uma série de transtornos psicológicos, tais como: transtorno de personalidade, ansiedade, depressão, problemas afetivos, comportamento compulsivo, transtorno da alimentação, esquizofrenia, alterações do sono, agressividade, sentimentos de irritabilidade e menos valia, carência de emoção racional, distonia neuromuscular, tremor familiar, síndrome das pernas inquietas, doença de Parkinson, entre outras.
  • Encefalinas e Endorfinas: São substâncias que levantam o animo e que dão suporte a saciedade e modelam a dor. A massagem aumenta os níveis dessas substancias. A duração do efeito da massagem em função do esgotamento desses hormónios é de aproximadamente 48 horas.
  • Cortisol: Um dos hormónios liberados durante períodos de stress prolongados. Níveis elevados desses hormónios indicam aumento de estimulação simpática. A massagem ajuda a baixar a liberação deste hormónio.

Marque a sua sessão | Fale com Ailzo Carmo